Seguir o meu blogue com o bloglovin' Festas Juninas: características e curiosidades | Moda Masculina | Loja Obs

terça-feira, 19 de junho de 2012

Festas Juninas: características e curiosidades


Junho é conhecido como o mês das festas juninas. Tradições, danças, comidas típicas e outros temas estão relacionados às festividades. Neste post, nós das lojas OBS buscamos reunir tudo que há de melhor no assunto para nosso leitor.


Santos. Os padroeiros das festas. Santo Antônio, São João e São Pedro compõem o trio de santos mais famosos de junho. Santo Antônio é o santo dos pobres e também conhecido como o Santo casamenteiro e, no Brasil, o dia dos namorados é comemorado na véspera do seu dia, 13 de Junho. São João é o santo protetor dos casados e enfermos e o mais famoso deles, uma vez que as festas são conhecidas normalmente como festas de São João e seu dia é 24 de junho. E São Pedro é tido como o protetor das viúvas e pecadores, mas também leva os títulos de guardião dos portais celestiais e santo das chuvas. Ele é quem encerra o mês, no dia 29 de junho.

Comidas típicas: Talvez a mais famosa das atividades juninas. Bolo de milho, pé-de-moleque, canjica, pamonha e várias outras guloseimas que nessa época do ano podem ser encontradas mais facilmente. Estes alimentos, além de deliciosos, podem ajudar também na sua saúde, pois a maioria dela é feita à base de milho, em abundância nesta época do ano, que contém vitaminas A, B1 e E, é rico em carboidratos e altamente energético. A vontade é de sair comendo tudo, mas é claro que nunca é bom exagerar, porque o que era saudável, pode acabar prejudicando seu organismo.


Festas: As festas juninas, em algum lugares conhecidas como quermesses, são feitas em homenagem aos santos e reúnem diversas pessoas num local em que há barracas de comidas típicas e um palco para apresentações e músicas. Forró e o baião são alguns dos ritmos que embalam as comemorações. Mas além disso,  há grupos de pessoas que formam as tradicionais quadrilhas. Sempre caracterizados com muitas cores e em harmonia nos passos, alguns até se profissionalizam e participam de competições que premiam aqueles que melhor se apresentaram. O estilo lembra um pouco os desfiles das escolas de samba no carnaval, mas com um ritmo e caracterizações diferentes, mas ambas as datas reunindo pessoas que querem mesmo é se divertir e comemorar.

Se você gostou destas dicas e que saber mais sobre moda, entretenimento, esportes e outros assuntos siga-nos em nossas redes sociais e fique ligado.

                 


Nenhum comentário:

Postar um comentário